top of page

Momentos Gertrudes

Público·45 membros

Lara Moita
Concluiu o Curso "Beta"

Beta

Aquele que quer seguir o nosso trabalho

Amante de Artesanato

Momento Gertrudes 24/10

Amélia tenta incentivar a Gertrudes a melhorar o seu trabalho e a sua estratégia, mas a Gertrudes tem sempre uma desculpa pronta.

Amélia: Olá, Gertrudes! Que bom ver-te por aqui. Como vão as vendas?

Gertrudes: Ah, podiam estar melhores. As pessoas já não valorizam o artesanato como antigamente.

Amélia: Hmm, eu até tenho tido boas vendas. Mas, olha, tens pensado em melhorar as fotos dos teus produtos? Vi que no teu Instagram não dá para ver bem os detalhes das peças…

Gertrudes: Ah, mas isso dá muito trabalho, Amélia. E depois, quem tem dinheiro para comprar uma boa câmera?

Amélia: Não precisas de uma câmera cara! O telemóvel que tens já serve. Só precisas de boa luz e um fundo limpo. Sabias que podes usar uma cartolina branca?

Gertrudes: Cartolina? Não tenho tempo para andar a comprar isso… E a luz em minha casa também não ajuda nada!

Amélia: Podes fotografar perto de uma janela durante o dia. Dá uma luz ótima e não custa nada.

Gertrudes: Ah, mas de manhã estou sempre ocupada a fazer outras coisas. E depois tenho que pensar no jantar…

Amélia: Gertrudes, tens que te organizar. E já pensaste em focar-te num tipo de produto? Assim crias uma identidade mais forte.

Gertrudes: Focar-me? Mas eu gosto de fazer de tudo um pouco, Amélia! Hoje faço macramé, amanhã croché. As pessoas é que não sabem o que querem.

Amélia: Mas se fizeres algo em que te especializes, o teu trabalho ganha mais valor. E podes cobrar melhor pelos teus produtos!

Gertrudes: Cobrar mais? Isso é impossível! Se eu aumentar os preços, ninguém compra. Já dizem que está caro como está…

Amélia: Não estás a vender só o produto, estás a vender o teu tempo e a tua criatividade. As pessoas pagam mais se perceberem o valor do que fazes.

Gertrudes: Ah, isso é fácil de dizer quando tens clientes ricos! Os meus só querem coisas baratas.

Amélia: Então, talvez seja hora de repensar quem é o teu cliente-alvo. Se mudares a forma como apresentas o teu trabalho, vais atrair pessoas que valorizam o que fazes.

Gertrudes: Ai, Amélia, estás cheia de ideias. Mas eu não tenho paciência para essas coisas. As pessoas é que deviam perceber o valor do artesanato sem que eu tenha que estar sempre a explicar…

Amélia: Gertrudes, só estou a tentar ajudar. Tens tanto potencial, mas precisas de acreditar no teu trabalho e investir nele.

Gertrudes: Potencial, potencial… E o tempo, onde é que eu arranjo? Não dá para fazer tudo sozinha, sabes?

Amélia: Se calhar está na hora de priorizares o teu negócio. Não é fácil, mas vale a pena. Vais ver a diferença!

Gertrudes: (Suspira) Pois… Talvez um dia. Mas agora vou ali buscar um café. Se calhar o problema é que estou só cansada!

Amélia: (Sorrindo) Um dia, Gertrudes. Um dia…

Moral: A Gertrudes representa todos os artesãos que resistem à mudança e encontram desculpas para não evoluir. Já a Amélia é o exemplo de alguém que sabe que um negócio bem-sucedido exige dedicação, estratégia e abertura para aprender. O que fazes hoje para evitar ser uma Gertrudes?

49 visualizações

Vou começar a pensar e agir de forma diferente pq até agora tenho sido uma grande Gertrudes

Informações

Bem-vindo ao grupo! Você pode se conectar com outros membros...

membros

bottom of page