top of page

Aprende a Ouvir o Teu Público e Nunca Ficarás Sem Ideias para Criar Conteúdo

Foto do escritor: Lara MoitaLara Moita

Se há algo que a maioria dos artesãos que nos segue partilha como desafio, é a dificuldade em criar conteúdo. O problema comigo é o inverso: tenho dificuldade em saber quando parar. Há dias em que sinto que, se publicasse 10 vezes, ainda seria pouco para tudo o que quero partilhar.


Por vezes, penso que vou afogar toda a gente com as ideias que tenho cá dentro.


A Mariana Almeida costuma falar sobre ver conteúdo em tudo, e é exatamente isso. A capacidade de transformar situações do dia a dia em ideias para comunicar está sempre presente. Claro que isso não surge do nada. Só na nossa comunidade do WhatsApp, onde partilhamos experiências, perguntas e desabafos, tenho material suficiente para criar uma quantidade quase infinita de conteúdos.


O segredo? Conhecer o teu público-alvo profundamente. Falar sobre temas que realmente lhes interessam e, acima de tudo, ajudá-los a resolver os seus problemas.


Por exemplo:


Vendes produtos para Maternidade? Então pergunta-te: tens uma comunidade própria onde mães se sintam confortáveis para trocar ideias e te conhecer melhor? Não? Então, quantos grupos de maternidade frequentas? Lês atentamente os desabafos e questões que aquelas mães partilham?


Tens um nicho mais generalista? Digamos que o teu público-alvo são mulheres. Vais a grupos onde mulheres se reúnem, seja para falar de moda, bem-estar ou empreendedorismo? Estás a ouvir o que elas realmente querem, sentem ou precisam?


O truque está em ouvir. Quando prestas atenção às pessoas que queres alcançar, os temas para criar conteúdo surgem naturalmente. Saberás como comunicar de forma que se sintam compreendidas, ajudadas e, claro, interessadas nos teus produtos ou serviços.


Portanto, se sentes que falta inspiração, a solução pode estar exatamente no lugar onde o teu público-alvo já está. Aprende a ouvir. Faz perguntas. Participa. E nunca mais terás dificuldades em saber o que publicar.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page