Quem és e o que é a Isaarte?
Sou Isabel Simão, moro e trabalho na cidade da Guarda, Licenciada em contabilidade, depois dos 40. Artesã, desde que me lembro.
Neste momento, especializei-me em trabalho de crochê e tricô, direcionada para os bebés.
A Isasaarte foca-se essencialmente em vestuário, objetos didáticos e produtos de uso diário para os bebés, feitos em crochê e tricô.

Há quanto tempo fazes artesanato?
Sempre fiz artesanato desde que me conheço, pois, na altura à 45/50 anos atrás, as meninas começavam a fazer trabalhos em tenra idade +/- 10 anos.
No entanto, há cerca de 11 anos e com um desemprego na frente, vinda de uma empresa muito stressante, resolvi e senti a necessidade de fazer algo diferente, aproveitando os saberes da infância. Tinha uma sobrinha grávida e foi o filho dela a `'cobaia" dos meus primeiros trabalhos, os quais tiveram muitos elogios.
A partir daí, comecei a fazer feiras e a vender nas redes sociais.
Neste percurso tirei a carta de artesão, fiz formação de formadores online, curso de costura no IEFP, entre outras formações para me aprimorar nas técnicas que desenvolvo, tentando fazer e aprender mais nesta área, para que o meu trabalho seja o mais perfeito possível.
Fazes artesanato a tempo inteiro ou em part-time?
Faço em part time, no entanto com horas quase de full time.
Como divulgas o que fazes?
No início foi o boca a boca e as feiras. Depois as redes sociais começaram a ser o local onde mais divulgava e vendia, neste momento e já tendo clientes fidelizados, faço algumas feiras e nas redes sociais alguma divulgação.

Deixo aqui o link da minha página no facebook e instagram:
Qual o maior desafio que enfrentas no teu dia a dia de Artesão?
Sem pensar muito, diria que o dia deveria ter muito mais horas. O desafio é organizar-me entre as mensagens com clientes a escolha de materiais e a confeção de modo a cumprir todos os prazos estipulados para a entrega das encomendas.
O que gostavas de atingir no teu artesanato que ainda não alcançaste?
O que eu gostava de atingir.... É muito fácil além deste segmento em que estou a trabalhar, gostaria de ter tempo para ser design e produzir roupas de cerimónia para adultos em crochê, poderíamos chamar "Alto crochê" como se chama alta costura!!.

Se tivesses um só conselho para dares a um artesão que está a começar qual seria?
Não é um conselho, é uma série de palavras que devem estar sempre na nossa cabeça! Resiliência, valorização, perfeição, foco, segmentação, inovação.
Comments