top of page

Nem Toda a Gente é Teu Cliente!

No artesanato, há uma verdade que precisas de aceitar desde o início: não vais agradar a toda a gente.


E sabes o que mais? Não precisas.


Tentar vender para todos é o caminho mais rápido para perderes a tua identidade e diluíres o valor do teu trabalho. O artesanato não é para as massas — é para quem valoriza o tempo, a habilidade e a autenticidade por trás de cada peça feita à mão.


Se te tentas moldar às expectativas de toda a gente, corres o risco de acabar como a Gertrudes (ainda não a conheces? Espreita as nossas redes sociais):


👉 Produtos sem identidade.


👉 Preços ajustados ao mínimo para agradar a qualquer um.


👉 Desespero por vendas e zero foco na construção de uma marca sólida.


Mas o teu cliente ideal é diferente.

Ele valoriza o teu talento, compreende o processo por trás do que crias e está disposto a pagar por isso. Ele não te compara com produtos industrializados, porque sabe que o que vendes é mais do que um objeto — é uma peça com alma.


💡 Foca-te em encontrar essas pessoas.

Pode parecer que são menos, mas são as que voltam, recomendam e valorizam o teu trabalho. Mais vale ter um grupo pequeno de clientes fiéis do que tentar agradar a todos e acabar a perder dinheiro e motivação.


Lembra-te disto:

O teu trabalho não é para quem quer “umas coisinhas baratas.”

O teu trabalho é para quem valoriza qualidade, história e arte.


Nem toda a gente é teu cliente — e esse pode ser o maior trunfo do artesanato.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Palavras Gastas Não Vendem

Há expressões que já foram bonitas. Que já tocaram. Que já disseram muito em poucas palavras. Mas que hoje… dizem quase nada. O feito à...

 
 
 

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Victoria Handmade
Dec 21, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

É muito assertivo este post. A valorização e a dignificação do Artesanato é importante para permitir a continuidade e a consciência de que o artesanato não tem e não pode ter valores acessiveis a toda a gente. Artesanato é Luxo! Por todas as componentes que tem na sua execução e promoção.

Edited
Like
Lara Moita
Lara Moita
Dec 21, 2024
Replying to

Esta é uma das mensagens que mais tentamos passar aos Artesãos. O cliente de Artesanato não é o que compra nas lojas baratas. E dirigir a comunicação para toda a gente é perda de tempo.

Like
bottom of page