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O meu segredo para criar conteúdo e nunca deixar de saber sobre o que escrever.

Foto do escritor: Lara MoitaLara Moita

Criar conteúdo é um desafio para muitos artesãos. Saber o que dizer, como dizer e, principalmente, o que interessa ao público parece ser uma barreira quase intransponível. Para mim, no entanto, essa parte sempre foi natural. Tenho facilidade em captar temas a partir das conversas nos grupos da Plataforma do Artesão, dos posts no Instagram e de tudo o que leio e ouço.


Mas sei que nem todos têm essa mesma facilidade. Muitos dizem que a parte mais difícil de criar conteúdo é justamente encontrar algo para escrever. O truque, na minha opinião, é estarmos abertos a ouvir os outros e o que nos rodeia. Criar uma relação com as pessoas do outro lado das nossas redes sociais é essencial. Não estamos a escrever para o vazio; estamos a comunicar com alguém específico.


Agora mesmo, por exemplo, estou a escrever este texto a pensar numa artesã que, na sexta-feira, me disse que criar conteúdo era a parte mais difícil. Hoje é domingo e acordei a pensar nisso. E é assim que surgem os temas: das interações reais, das perguntas que recebo, dos desafios que os artesãos partilham comigo.


Sempre que leio um comentário num post, um email ou vejo stories de outros artesãos, analiso o que poderia ser melhorado e qual o sentimento por trás desse conteúdo. Converso com os meus “clientes” sempre que posso para compreender o que sentem, o que os preocupa, o que os motiva.


“Ah, mas fazer conteúdo para vender serviços é mais fácil do que para vender produtos”, dizem-me alguns. Em parte, é verdade. Mas o verdadeiro desafio é saber para quem estás a falar e o que esse cliente quer. Quando percebes que o que tens para oferecer não é apenas o teu produto, mas sim uma experiência, uma emoção ou a solução para um problema, tudo muda.


Se uma pessoa te segue porque se inspira no teu estilo, porque encontra conforto nas tuas dicas de maternidade, porque adora ver o processo de criação de uma peça, porque gosta da tua escrita divertida ou porque se revê nos desafios que partilhas, então ela não está ali apenas pelo produto. Ela está ali porque lhe dás algo de valor. E quando precisar de um produto como o teu, vai lembrar-se de ti, porque fazes parte do seu dia a dia.


Criar conteúdo é isso: compreender o que o teu público procura e encontrar formas autênticas de entregar esse valor. O resto acontece naturalmente.

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