
Este sábado os meus planos ficaram de pernas para o ar e muito do que queria fazer não aconteceu. Mas, por outro lado, saí, olhei para o mundo, cultivei as minhas relações pessoais e trabalhei noutras coisas igualmente importantes.
E um assunto que me anda na cabeça há uns dias – e que até surgiu numa reunião que consegui cumprir de manhã – é a importância de pensar fora da caixa. Mais do que isso, é perceber onde o nosso negócio se cruza com outros e como as nossas relações humanas podem gerar oportunidades.
Onde o Teu Negócio se Interliga com Outros?
Muitas vezes, estamos tão focados no nosso trabalho, no nosso produto, que esquecemos que o nosso negócio não existe isolado. Ele cruza-se com outros, complementa outros, pode beneficiar e ser beneficiado por parcerias inteligentes.
Exemplo simples:
Se fazes topos de bolo, porque não falar com aquela pastelaria onde costumas ir lanchar e oferecer uns topos para colocarem nos bolos de exposição? Isso dá-lhes um produto mais atrativo e, ao mesmo tempo, coloca o teu trabalho à vista de clientes que já estão interessados em bolos – e, possivelmente, num topo personalizado para uma festa.
Agora pensa: onde mais o teu trabalho pode cruzar-se com outros negócios?
Cria Pontes, Não Apenas Transações
O segredo para este tipo de estratégia não é simplesmente aparecer e pedir para vender os teus produtos. É criar uma relação de confiança com quem está à frente do outro negócio.
📌 Pensa nos serviços que o teu público-alvo utiliza, mas que não são tua concorrência direta.
📌 Encontra formas de integrar o teu trabalho nesses espaços.
📌 Constrói relações autênticas, para que quem gere esses negócios tenha confiança em recomendar-te.
Porque não adianta só colocar o teu produto lá – o ideal é que a pessoa responsável fale sobre ele com entusiasmo e credibilidade.
Networking: Ter Pessoas Certas nos Sítios Certos
O networking não é apenas trocar cartões e apertar mãos em eventos. É estar presente nos espaços onde faz sentido que o teu trabalho esteja, criar relações reais e ser lembrado na hora certa.
Se tens um produto que pode ser complementado por outro negócio, procura parcerias estratégicas. Fala com essas pessoas, cria conexões e pensa em formas de colaborar de maneira benéfica para ambos.
Porque, muitas vezes, as oportunidades não aparecem sozinhas – nós criamos as oportunidades através das relações que cultivamos.
Então, onde o teu negócio se pode cruzar com outros? E que conexões podes começar a construir hoje?
Comments