Este blog é para quem está a pensar iniciar um negócio de Artesanato, incluindo quem vem de fora do País ou está a pensar fazê-lo, considerando o seu Artesanato como possível fonte de rendimento.
Muitas vezes recebemos a pergunta: O que tenho de fazer para vender Artesanato?
Esta pergunta é muito vaga, mas acho que posso resumir aqui alguns dos procedimentos necessários.
1. Tens de ter a tua situação fiscal/segurança social regularizada
Para venderes tens de passar fatura. Para tal, precisas de estar devidamente registado em termos de IRS e Segurança Social.
Eu não sou a pessoa certa para te ajudar com isto. Nem ninguém nas redes sociais que não seja especializado (oficialmente) nestas matérias.
Vai às Finanças e à Segurança Social saber o que tens de fazer. Ou consulta um contabilista certificado. Este último acarreta custos, mas nada vale o descanso de sabermos que temos as coisas bem feitas.
2. Saber onde vais vender
Vais vender apenas nas redes sociais? Vais ter uma loja online? Queres participar em feiras?
Todas estas opções acarretam implicações diferentes, custos diferentes, e vantagens diferentes, e ninguém pode decidir por ti.
(vou escrever sobre este assunto em breve, fica atento se tiveres interesse).
3. Carta de Artesão
Podes encontrar no nosso site o folheto da CEARTE com as vantagens de aderires à Carta de Artesão.
Mais informações sobre este assunto devem ser solicitadas à CEARTE, porque é a entidade que emite a carta, e a única que te pode passar a informação que necessitas.
4. Plataforma do Artesão
A nossa Plataforma é uma comunidade de Artesãos onde todos se entreajudam para melhorar o seu trabalho, divulgação e venda.
Somos um grupo privado, gerido por mim (Lara Moita), e composto por cerca de 100 Artesãos de Portugal, das mais diversas áreas de Artesanato e localizações geográficas.
A entrada na nossa comunidade carece de aprovação de candidatura e do pagamento de 30€ anuais, para suportar os custos de manutenção da comunidade, e o meu trabalho.
As principais vantagens de pertencer à Plataforma são o networking e o constante apoio de colegas que todos os dias enfrentam as mesmas dificuldades que tu, a partilha de informações e a possibilidade de divulgação do teu trabalho nas nossas redes sociais.
Existem neste momento outros dois serviços que prestamos, aberto a todos os que os quiserem adquirir (que são gratuitos para membros da nossa comunidade paga):
1. Dicas e Informações: serviço de mensagens (segunda a sexta-feira) no WhatsApp para te recordar a importância das redes sociais, com dicas e informações importantes para melhorares a tua divulgação - 12€/ano.
2. Feiras de Artesanato: grupo fechado no nosso site onde partilhamos todas as Feiras das quais temos conhecimento, por localidade, bem como contactos e fichas de inscrição - 5€/ano.
Acho que resumi aqui o básico para se começar e em que é que te podemos ajudar.
Se tiveres mais alguma questão, não hesites em perguntar!
Boa sorte neste percurso que escolheste. Não é fácil, mas é extremamente gratificante!
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