Sorte?! A Gertrudes Discorda — Mas Será Essa a Melhor Resposta?
- Lara Moita
- 19 de abr.
- 1 min de leitura

Disseram à Gertrudes:
“Ah, tens muita sorte em vender essas tuas coisinhas!”
Ela ferveu.
Sentiu-se desvalorizada.
Foi direta ao Instagram e fez um post a desabafar a injustiça.
(Com algumas frases bem afiadas, claro.)
Mas depois… parou para pensar:
Será que esta reação foi mesmo profissional?
Quantas vezes já viste uma marca respeitada a responder assim?
A Apple faz um post a queixar-se de quem diz que os iPhones são só marketing?
A Chanel responde ao comentário da vizinha que diz “isso é só um trapinho caro”?
Não. Porque marcas fortes não explicam, demonstram.
Não se justificam, afirmam-se.
E acima de tudo, entendem uma coisa fundamental:
o cliente ideal nunca é o que acha que vender artesanato é sorte.
Esse comentário não merece a tua energia.
O teu foco deve estar em comunicar para quem entende, valoriza e está disposto a investir no teu trabalho.
Por isso, Gertrudes, da próxima vez, em vez de te ofenderes…
Respira fundo.
E canaliza essa energia para mostrar, com consistência, que o que fazes não é sorte — é saber, dedicação e trabalho diário.
Sorte é ter clientes que reconhecem isso. E esses, tu ganhas com inteligência, não com indignação.
Comments