top of page
  • Foto do escritor

UpCycling, DownCycling e ReCycling


O termo upcycling em português significa “reutilização para cima”.

O objetivo principal do upcycling é evitar que os materiais em bom estado sejam descartados, prolongando assim a vida útil destes materiais que são vistos como lixo ou desperdício, dando-lhes uma nova vida. Esta metodologia reduz a extração de matérias-primas virgens da natureza, além de diminuir a poluição e o consumo de energia e de água necessários para a produção de novos produtos.

O upcycling traz benefícios para o nosso planeta e, consequentemente, para todos nós visto que:

  • Fomenta um consumo mais consciente e uma responsabilidade ambiental;

  • Reduz o consumo excessivo e o desperdício;

  • Diminui a poluição do nosso planeta;

  • Minimiza a quantidade de resíduos gerados;

  • Reduz a necessidade de consumir novas matérias-primas;

  • Abranda a extração desenfreada de recursos virgens da natureza;

  • Modera o uso de água e de energia;

  • Reduz a emissão de gases do efeito estufa;

  • Prolonga a vida útil dos materiais que já se encontram a circular na economia;

  • Potencia a circularidade dos produtos no seu fim de vida.

Upcycling, downcycling e recycling, quais as diferenças?

Upcycling, Downcycling e o Recycling são três conceitos que estão relacionados com o reaproveitamento e a transformações de materiais, no entanto, o processo e os produtos gerados em cada um deles são diferentes.

Upcycling significa, como dito anteriormente, “utilização para cima”, onde os produtos gerados geralmente apresentam funções diferentes do produto original e qualidade igual ou superior.

Downcycling é a “utilização para baixo”, cujos materiais passam por um processo de transformação, gerando produtos com funções diferentes do produto original e com uma qualidade inferior.

Recycling significa “reciclagem”, onde os materiais passam por um processo de recuperação industrial, dando origem a produtos com funções, qualidade e valor iguais ao produto original.

Comparativamente, o processo de upcycling é “limpo”, pois não utiliza químicos na transformação dos materiais, como acontece nos processos de downcycling e recycling que, além de utilizarem produtos nocivos à saúde, utilizam uma quantidade muito elevada de água e energia.

No processo de recycling, por exemplo, as garrafas de plástico ou as latas de alumínio, passam por um processo industrial de recuperação (que incluem lavagens e aplicação de químicos), cujas matérias-primas são utilizadas na produção de garrafas e latas novas.

Já no downcycling são misturados diferentes materiais (plástico, alumínio, etc.) com qualidades, texturas e cores diferentes, resultando num produto híbrido e com qualidade baixa. Neste processo, por exemplo, vários tipos de plásticos são misturados entre si, que se transformam, após a aplicação de produtos químicos, em pequenos pedaços de plástico que, geralmente, são utilizados para outros fins, como aplicações de madeira plástica. Na verdade, quando nos referimos aos processos de reciclagem, estamos muitas vezes a falar de downcycling.


A Maria Gata é uma grande fã de Upcyling pois o upcycling propõe sim reciclar, porém, aumentando o valor criando novas peças únicas e surpreendentes.


Sabe mais sobre mim e as minhas peças em

https://www.facebook.com/MariaGataCriativa/

Ou

https://www.instagram.com/maria.gata.criativa/


#MariaGata #costuracriativa #handmade #feitocomamor #amooquefaço #UpCycling #DownCycling #ReCycling




10 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mala Lola

bottom of page