Just Because

Sónia Amaral e Hugo Costa

Tudo começou quando, ao adotar duas gatas na associação Gatos Urbanos, nos apercebemos que passavam dificuldades para pagar as contas nas diversas clínicas veterinárias. Juntamente com outros adotantes decidimos oferecer algumas peças para a associação vender e angariar algum dinheiro, por muito pouco que fosse. Havia pessoas que percebiam de costura, outros de pintura, mas nem eu nem o Hugo fazíamos qualquer tipo de artesanato. Na altura tínhamos mudado para uma casa nossa e o dinheiro era investido em coisas para a casa, e uma vez que o Hugo se encontrava de baixa, não era muito. Tínhamos então um problema! Como ajudar se não tínhamos como!? Foi então que o Hugo se lembrou de pedir a um carpinteiro os desperdícios do seu trabalho. Estávamos sentados em frente a lareira, parecíamos dois velhinhos, era novembro e fazia muito frio nesse dia. Ainda assim nenhum dos dois tinha feito nada do género! O Hugo conhecia a técnica porque um amigo fazia! Mas de conhecer a praticar vai uma distância gigantesca! Mesmo assim decidimos arriscar. Não havia muito a perder! Eu tinha a ideia toda na minha cabeça, e o próximo passo era executá-la. Por isso fomos ver o Paulo e pedir as madeiras, passamos no chines e compramos um ferro de soldar. Agora era praticar, ver vídeos sobre… Se os primeiros saíram bem? Não, obviamente… mas depois de algumas tentativas achámos que tínhamos algo satisfatório e pelo qual as pessoas dariam algum dinheiro. Agora, 3 anos depois, olho para trás e penso “Como é que pude achar que aquilo valia dinheiro?!” Mas a prática leva à perfeição! Depois dessas peças compramos uma mesa e uma cadeira para o nosso menino e gravamos o nome dele na cadeira e o Mickey e os amigos na mesa! Ele adorou e quem nos visitava dizia que a peça estava linda e que devíamos apostar nisso. Duvidamos de nós… Mas pouco tempo chegou uma encomenda! A nossa primeira peça paga… Nem sabíamos o valor de algo assim. No fundo chegamos até aqui porque houve alguém que acreditou em nós, no nosso potencial! Hoje, o nosso foco é dar a quem nos procura algo de verdadeiramente único! Peças bonitas, duradouras, personalizadas e, o mais importante, cheias de significado para quem as recebe! Neste momento, já com a nossa loja física aberta, acredito que podemos fazer disto o nosso projeto em comum e estarmos unidos pelo nosso amor e pelo amor ao artesanato!

Rua Concelheiro Alipio Leitão, nº1 Loja A
Penacova - Coimbra